Redação AI (08/06/06)- O Ministério da Agricultura chinês confirmou um novo caso de gripe aviária em aves de granja após a morte de um frango na região autônoma de Xinjiang, no oeste do país. Os exames feitos no frango, que morreu em 4 de junho “por uma doença pouco clara”, confirmaram a presença do vírus H5N1, segundo os veterinários do laboratório nacional de gripe aviária.
O Ministério de Agricultura enviou especialistas à área da fazenda, no distrito de Hetian, para controlar um possível foco da doença. Além disso, os departamentos veterinários locais criaram estações de reconhecimento para desinfetar os veículos e as pessoas que entrem ou saiam da zona infectada.
Neste ano já foram registrados na China sete focos de gripe aviária, basicamente entre aves selvagens. Em 2005, a China registrou 31 focos entre aves, a maioria no outono e inverno. Foi preciso sacrificar 21 milhões de aves e vacinar toda a população aviária, de 14,2 bilhões de aves.
Até agora, o país contabiliza 18 casos de contágio em humanos, 12 deles mortais. A maior parte dos casos aconteceu em áreas onde não haviam sido detectados focos entre aves. Por isso, cientistas acreditam que algumas aves são portadoras do vírus sem chegar a desenvolver a doença nem mostrar sintomas.