Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China enfrenta novo surto de gripe de aves

<p>Uma nova variedade de gripe aviária, letal em humanos, foi descoberta em uma fazenda no oeste de Xinjiang, na China. Mais de 13 mil gansos foram sacrificados para evitar a disseminação.</p>

Redação AI 10/06/2005 – Uma nova variedade de gripe aviária, letal em humanos, foi descoberta em uma fazenda no oeste de Xinjiang, na China. Esse é o mais recente surto e poderá causar uma futura pandemia global, afirmam cientistas. Mais de 13 mil gansos foram sacrificados para evitar a disseminação, informou ontem o Ministério da Agricultura. A medida foi tomada depois que centenas de gansos foram encon-trados mortos em uma fazenda de Tacheng. Outros mil tinham sintomas da doença.

“A Agência Veterinária de Xinjiang adotou medidas para isolar e esterilizar a área”, segundo comunicado do ministério. “No momento, o surto está sob controle”. Os testes confirmaram que a doença foi provocada pelo vírus H5N1, que matou mais de 50 pessoas no Sudeste Asiático desde 2003.

Cientistas advertiram que a gripe aviária, que é contagiosa entre aves, mas não se dissemina com facilidade entre humanos, pode sofrer mutação para uma forma capaz de passar de animais para pessoas, representando risco de pandemia. Uma pandemia global começaria na Ásia e poderia matar milhões de pessoas e resultar em perdas econômicas devastadoras.