Redação AI (19/06/06)- O Ministério da Agricultura da China confirmou nesta segunda, dia 19, o oitavo foco de gripe aviária registrado desde janeiro. A última ocorrência é na província de Shanxi, conforme informação da agência oficial Xinhua.
O foco foi localizado depois que um número não-especificado de frangos morreu em várias fazendas do distrito de Changzi, na cidade de mesmo nome. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada pelo governo chinês para investigar a doença.
O laboratório de referência nacional confirmou a presença do H5N1, a variação mais letal do vírus causador da gripe aviária, e os veterinários iniciaram a desinfecção e instauraram quarentena na região, além de terem começado a sacrificar as aves em um raio de três quilômetros a partir do local onde foi registrado o foco, para evitar o contágio.
Com este, já são mais de 30 os focos de gripe aviária registrados na China desde outubro de 2005, enquanto 19 pessoas foram contaminadas no país a última no dia 15 12 das quais morreram.
Em muitos desses casos de contágio em humanos não haviam sido detectados anteriormente focos da doença entre aves, por isso a OMS suspeita que o vírus possa ser assintomático em alguns pássaros, que o transmitem aos seres humanos por contato direto.
O último foco entre aves registrado na China havia sido confirmado no dia 8 na região autônoma de Xinjiang, no oeste do país. O veterinário-chefe do Ministério chinês, Jia Youling, advertiu na semana passada que o contágio do vírus estava aumentando entre aves migratórias e afetando um maior número de espécies este ano em comparação com 2005. Um total de 1.168 aves migratórias foi encontrado morto na província de Qinghai e no Tibet até 1 de junho.
O Ministério de Agricultura começará a controlar as aves migratórias, especialmente nas regiões onde os focos foram detectados.