Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chineses clonam leitões com gene resistente a Peste Suína

<p>A doença é altamente contagiosa e frequentemente fatal em suínos.</p>

Redação (12/09/2008)- Pesquisadores chineses clonaram 3 leitões com genes resistentes ao vírus da Peste Suína, doença fatal para o plantel. De acordo com o China Daily, os animais nasceram no nordeste da província chinesa de Jilin.

Os leitões, que pesam 1,1, 1,05 e 0,55 kg, nasceram na última quarta feira numa granja sob responsabilidade do Ministério da Agricultura do País. Os especialistas afirmam que os animais são os primeiros com o gene contra a Peste Suína no mundo.

Peste Suína

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos.
 
SINTOMAS: Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.

CONTAMINAÇÃO: Alimentos ou água contaminados; animais infectados; veículos e instalações contaminados; contato com cadáveres de animais infectados; equipamentos contaminados, roupas e calçados de indivíduos que mantiveram contato direto com animais doentes ou em período de incubação da doença (em geral a incubação é de 4 a 6 dias, com um intervalo de oscilação de 2 a 20 dias).

PREVENÇÃO: Separação das instalações nas diferentes fases de criação; cercas adequadas que evitem a entrada de animais; limpeza e desinfecção das instalações e dos veículos que transportam animais; conhecimento da origem de animais adquiridos e quarentena dos mesmos; limpeza e desinfecção das mãos e botas das pessoas que lidam com os animais.