Redação (06/03/07) – Segundo as notícias divulgadas nesta segunda-feira (05) a imprensa chinesa, a vacina teria capacidade para deter uma pandemia causada pelo agente patogênico, que poderia de matar milhões de pessoas.
O médico David Ho, do Centro de Pesquisa de Aids Aaron Diamond, em Nova York, afirma que a vacina poderia ser "fácil e rapidamente produzida e com uma capacidade protetora a mais ampla possível", segundo o jornal "South China Morning Post", de Hong Kong.
Segundo o jornal, testes em ratos demonstraram que os animais produziram os anticorpos necessários para combater a doença, que matou mais de 160 pessoas desde que os focos detectados na Ásia em 2003 se espalharam por todo o mundo.
Embora o vírus tenha dizimado criações de aves, ele ainda não evoluiu para uma forma facilmente transmissível entre humanos, o que daria origem a uma pandemia mortal.
Como o vírus sofre mutações todo o tempo, especialistas sanitários temem que o dia em que ele se tornará facilmente transmissível não está longe.
O jornal destacou que Ho alega ter superado o problema de fabricar uma quantidade suficiente de vacina com uma rapidez satisfatória para deter uma pandemia.
O processo envolve a cópia de material genético da proteína do vírus da gripe, combinando-o com anticorpos para ajudar a estimular o sistema imunológico.
A técnica poderia ser facilmente aplicada em outras formas de gripe, acrescentou o jornal. "Atualmente, a síntese genética e a clonagem podem ser feitas em uma semana, portanto basta apenas substituir os genes e usar a mesma tecnologia", ressaltou o jornal, citando declarações de Ho.