Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Circuito Pecuário Leste é declarado livre de aftosa com vacinação

O anúncio foi realizado ontem (30/05) pela OIE.

Redação SI 31/05/2001 11:42 – O Brasil tem mais uma área livre de febre aftosa com vacinação. É o Circuito Pecuário Leste, dono de um rebanho de 63 milhões de cabeças de gado. Ontem (30/05), a Organização Internacional de Epizootias (OIE) declarou, durante sua assembléia geral, em Paris (França), o Circuito Pecuário Leste e as suas zonas-tampão como livre da doença com vacinação, informou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Rui Vargas.

A medida beneficia os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, que formam o Circuito Pecuário Leste. A OIE também reconheceu como livres de aftosa com vacinação as zonas-tampão do Mato Grosso do Sul, Tocantins e partes de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.

Em janeiro deste ano, a Comissão Técnica Veterinária de Febre Aftosa da entidade já havia recomendado que área fosse declarada como livre da doença com vacinação. “A decisão da OIE amplia o acesso do Brasil a novos mercados”, destacou Vargas. A partir de agora, acrescentou, o Circuito Leste está habilitado a exportar carne bovina para a industrialização, ou seja, aquela que será processada no país importador. Atualmente, o Circuito Leste só exporta carne maturada (submetida a uma exposição de 2 graus centígrados).

Com a declaração da OIE, o país passa a ter a maior parte de seu rebanho de 164 milhões de cabeças de gado em áreas livre de aftosa com vacinação. No total, 116 milhões de bovinos estão em zonas classificadas nessa situação (63 milhões de animais no Circuito Leste e outros 53 milhões no Circuito Centro-Oeste, formado pelo Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal).