É uma enfermidade contagiosa que acomete aves domésticas: galinhas, patos, perus, marrecos, gansos, angolas, enfim todas as aves de quintal e de criação industrial e silvestre. Ela geralmente ocorre em surtos que se instala subitamente, produzindo alta morbidade (várias aves adoecem) e alta mortalidade, chegando a 90%, mas, também, ocorrem infecções crônicas e sem sintomas. É causada pela bactéria Pasteurella multocida.
Nos lugares em que aparecem uma vez, costuma reaparecer anualmente, a não ser que se tomem as medidas adequadas de combate.
Transmissão
Muitas vezes se processa por meio de moscas, parasitas aviários, pássaros ou pombos. A bactéria se dissemina através da contaminação da água e alimentos.
Sintomas
A cólera costuma aparecer de maneira explosiva, matando subitamente algumas aves. O criador freqüentemente refere que a ave estava boa ao ir para o poleiro e amanheceu morta no dia seguinte; ou, então, que ela estava esperta e de repente deu uns pulos para o ar e morreu logo. As aves doentes apresentam:
a) abatimento e febre;
b) cristas e barbelas edemaciadas (inchadas) e cianóticas (azuladas);
c) boca cheia de baba espessa (gosma);
d) diarréia verde amarelada abundante;
e) penas insufladas (eriçadas);
g) base dos pés e joelhos quentes e edemaciados;
h) fígado descolorido, lembrando fígado cozido.
Prevenção
a) bom manejo;
b) higiene e desinfecção dos aviários com soda cáustica 0,5% ou creosol a 1%;
c) queimar e enterrar as aves mortas;
d) vacinar todas as aves da criação.
Tratamento
Pode ser feito com medicamento a base de sulfas ou antibióticos, cujo efeito ainda não foi comprovado, e o alto custo inviabiliza o tratamento, a não ser em plantéis de alto valor zootécnico. Consulte o Médico Veterinário.
A melhor forma de prevenir é através da vacinação de todo o plantel com a vacina viva, com orientação do Médico Veterinário.
Deve-se ter cuidado com as aves portadoras da cólera, aparentemente sãs, quando introduzidas em lote saudável, passa a doenças às aves, que adoecem e na maioria morrem, sobrando algumas que ficam também portadoras.