Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Confirmado foco de peste suína clássica na Paraíba

<p>Mais de 120 animais estão com a peste suína clássica.</p>

Redação (13/03/06) – A Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário da Paraíba confirmou a ocorrência de um foco de peste suína clássica em mais de 120 animais em um sítio de 119 ha, situado próximo à cidade de Cuitegí, a cerca de 100 km de João Pessoa.

Todos os animais foram sacrificados e as autoridades informam que a área está sendo isolada e medidas adotadas pelo governo para conter o avanço da virose, que pode causar a morte em 90% dos animais jovens.

O coordenador da Defesa Agropecuária da Paraíba, Ricardo Leite, explicou que até a última sexta-feira, dia 10, mais de 40 propriedades situadas num raio de 3 km do foco haviam sido interditadas. Estão sendo examinados 650 animais de pequenas propriedades da região.

Também foram instaladas barreiras policiais em todas as saídas daquela área e todos os carros que saem pelas rodovias serão dedetizados. O objetivo é manter o estado de alerta para evitar “sérios prejuízos econômicos na área” disse Leite. Entre as medidas adotadas, o governo paraibano convocou profissionais do Programa Nacional de Sanidade Suína do Ministério da Agricultura para verificar a situação dos casos e fazer novos sacrifícios de animais.

Leite disse que a virose foi identificada com exame de tecidos suspeitos no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), ligado ao governo.

A barreira sanitária é composta de 15 técnicos e veterinários que trabalham em regime de 24 horas, desinfetando veículos que saem do local e impedindo a saída de animais para evitar a propagação. Desde 2000 não era registrado caso da doença.

A peste suína clássica, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença altamente contagiosa e freqüentemente fatal entre a espécie, embora não seja transmissível a humanos. O prevenção ocorre com a vacinação.