Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Confirmado primeiro caso de gripe aviária na Espanha

<p>Ave foi achada morta na região noroeste do País Basco.</p>

Redação AI (07/07/06)- As autoridades espanholas confirmaram hoje o registro do primeiro caso de gripe aviária de tipo H5N1 no país, depois do resultado positivo dos testes realizados no Laboratório Nacional de Referência de Algete (Madri). A ave silvestre portadora do vírus, um somormujo lavanca, foi achada morta nos pântanos de Salburua, nos arredores da cidade de Vitoria, na região noroeste do País Basco, e procedia do sul da Península Ibérica.

O conselheiro basco de Agricultura, Gonzalo Sáenz de Samaniego, que informou inicialmente sobre o caso, disse que, apesar de se tratar de um vírus altamente patogênico, o risco para a saúde humana é praticamente nulo.

Por enquanto, foi estabelecida uma área de proteção em um raio de três quilômetros ao redor de Salburua, proibiu-se a saída de aves e produtos avícolas da área e se intensificou a vigilância em um raio de 10 quilômetros.

No entanto, Samaniego disse que provavelmente não será necessário manter o sistema operacional a postos já que é o único pássaro migratório silvestre que apareceu morto, sem que o resto da colônia mostre a doença, o que indica que o grau de virulência do vírus é baixo.