Alguns dos 20 frangos que crio em um terreno ao lado da minha casa apresentam fraqueza, sem força até para ficar em pé e levantar a cabeça. É alguma doença e como é possível curá-la, pois já foram sacrificadas duas aves?
Campo Grande, MS
Aves que se apresentam fracas, mal conseguem ficar em pé e aguentar o próprio peso, provavelmente estão ingerindo quantidades insuficientes de vitaminas, condição conhecida como avitaminose. Falta de cálcio no organismo também provoca pouca disposição e apatia em frangos e galinhas. Por isso, suplementos vitamínicos são indicados para o consumo. Contudo, desde o nascimento os animais precisam comer de acordo com as fases de desenvolvimento. Por exemplo, recomenda-se fornecer ração inicial para os filhotes assim que eles completarem 24 horas de vida. Mantenha essa alimentação ao longo de 30 dias, quando então é hora de introduzir a ração de crescimento. A ração de postura é reservada para o período em que a ave vai gerar pintinhos, enquanto a de engorda para os exemplares cujo destino será o abate. Aproveite também para oferecer complementos, como ovos cozidos, folhosas picadas – exceto a alface que causa diarreia – e milho, na proporção de uma parte do grão para duas de ração. Nunca deixe faltar água limpa, de assegurar a higiene do viveiro e seguir os programas de vacinação com orientação de um profissional. Atente-se ainda pela possibilidade de cruzamentos entre irmãos, pois a consanguinidade produz aves fracas e sujeitas a doenças causadas por bactérias e vírus.
Consultora: Maria Virgínia F. da Silva, membro da ABC Aves – Associação Brasileira de Criadores de Aves de Raça Pura. Endereço para correspondência: Rua Ferrucio Dupré, 68, CEP 04776-180, São Paulo, SP, tel. (11) 5667-3495, www.abcaves.com.br