Animais com até 24 meses devem ser imunizados na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2009, a ser realizada de 1º a 31 de maio, em São Paulo. Antes, na primeira fase se estendia a todo o rebanho.
“É uma estratégia para pleitear no o status de zona livre de aftosa sem vacinação, já que não temos casos da doença desde 1996. Por isso, vamos imunizar os animais jovens agora e o rebanho todo no final do ano, explica o superintendente federal de Agricultura de São Paulo, Francisco Jardim. A superintendência estadual irá acompanhar a campanha de órgãos executores de defesa animal.
A vacinação atingirá cerca de cinco milhões, 40% do total de animais do estado 12 milhões. O comprovante da vacina deverá ser entregue até o dia 8 de junho nas unidades veterinárias locais. O valor da multa para quem não comunicar o procedimento é de R$ 44,75 por animal. A cadeia paulista de bovinos totalizou US$ 3,16 bilhões em vendas em 2008, perdendo apenas para o setor sucroalcooleiro.