Redação (03/10/2008)- Com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas em defesa sanitária em doenças avícolas, será realizado nesta semana o curso de "Emergência Sanitária em Doenças das Aves". O treinamento começa nesta segunda-feira, dia 6, e segue até sexta-feira, 10, no auditório do Delegacia Regional da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, em Palmas (TO). Trinta e cinco inspetores agropecuários participarão da capacitação.
Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, o treinamento faz parte do programa do Governo do Estado de valorização do servidor e é fundamental para capacitar os profissionais que auxiliam no desenvolvimento econômico do Estado. "O Tocantins é livre de doenças aviárias graças ao trabalho realizado pela Agência e pela parceria com o produtor rural e a iniciativa privada. No entanto, precisamos nos manter atualizados para informarmos nosso avicultor sobre as novas regras sanitárias", explicou o presidente sobre a importância do evento.
Temas como ””Epidemiologia da Influeza Aviária””, ””Estudos de Caso da doenças em outros países como Egito, Canadá, Reino Unido””, e a ””Doença de Newcastle”” farão parte da programação teórica, assim como o Manual da OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. Na aula prática, os médicos veterinários farão uma simulação de atendimento a foco de doença em aves e avaliarão os riscos de disseminação das enfermidades.
De acordo com o gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Antônio Leal, o curso favorecerá uma capacidade de resposta à emergência sanitária rápida e efetiva. "Possibilitará um atendimento de notificação com medidas adequadas em caso de surto de doenças aviárias e tomada de medidas de controle e erradicação, para evitar a disseminação da enfermidade", ressaltou.
O treinamento, idealizado pela Adapec e custeado pela Escola de Governo do Tocantins, atende solicitação do Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle. As palestras serão ministradas pela médica veterinária e doutora em Patologia Aviária, Maristela Flores.
Newcastle
A Doença de Newcastle e a Influenza Aviária são enfermidades que causam alta mortalidade no plantel avícola e grandes prejuízos aos avicultores. A influenza aviária é exótica no Brasil e por isso trabalha-se com medidas de vigilância com o objetivo de evitar a entrada da doença no País.
Já o plantel avícola do Tocantins é livre da Doença de Newcastle, devido a adoção de medidas de bioseguridade das granjas, prevenindo assim o aparecimento também de outras doenças avícolas.