Redação AI (21/03/06)- Um frango cozido, contaminado, pode transmitir o vírus da gripe aviária? Quais são os sintomas da doença? O vírus é transmitido pelo ar? Dúvidas que chegam diariamente à Central de Relacionamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) são respondidas por uma equipe treinada para fornecer esclarecimentos sobre a doença.
Já são 130 ligações, média de seis por dia, desde a segunda quinzena de fevereiro. A maioria quer saber sobre os sintomas, se já há algum caso no país, se há previsão de chegada do vírus e se o consumo de aves é arriscado para a saúde. O atendimento é rápido e as respostas imediatas. Mas, se for necessário, a coordenadora geral da Biblioteca Nacional de Agricultura, Neuza Arantes Silva, que mantém a Central de Relacionamento, afirma que os atendentes vão encaminhar as solicitações aos técnicos para uma resposta mais específica.
Quando o assunto perguntado já está relacionado na base do conhecimento, a pergunta é respondida na hora. Se houver necessidade de um melhor aprimoramento da informação, esse questionamento é repassado ao técnico especialista da área e alguns dias depois, às vezes até algumas horas, o cidadão que fez a pergunta já obtém a resposta, disse.
A coordenadora geral da Biblioteca Nacional da Agricultura esclarece ainda que se os atendentes receberem alguma denúncia de suspeita da doença a comunicação será feita aos técnicos. Esse encaminhamento é repassado imediatamente aos especialistas da área em gripe aviária que estão no Mapa, especificamente na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
O telefone da central de relacionamento do Ministério da Agricultura é 0800 61 1995.