Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Egito registra nova contaminação pelo vírus H5N1 da gripe aviária

<p>O Egito registrou seu 19 caso de contaminação pelo vírus H5N1 da gripe aviária, informou hoje a mídia egípcia.</p>

Redação (18/01/07)–  As reportagens, que citam as autoridades sanitárias, afirmaram que uma dona de casa de Beni Suef, 90 quilômetros ao sul do Cairo, deu entrada num hospital da cidade e foi submetida a testes que confirmaram a doença.

A agência Middle East News não informou como a mulher contraiu a gripe aviária. Muitas pessoas ficaram doentes pelo contato com aves infectadas que criavam em casa ou no abate e limpeza destes animais.

Há mais três casos de pessoas suspeitas de contaminação na cidade de Sohaq, que fica no sul da província de Ismailiya, leste do Egito, e outras três províncias declararam estado de emergência depois que novos casos de gripe aviária foram detectados em criações domésticas, informou o jornal independente al-Masri al-Youm.

Dez pessoas morreram de gripe aviária no Egito, nove delas mulheres. No Egito, são as mulheres e meninas que cuidam das criações de galinhas e perus no quintal, o que as torna mais vulneráveis à gripe aviária. A doença foi detectada no Egito em fevereiro de 2006 e se espalhou no mínimo para 19 províncias do país, de um total de 26. A descoberta da gripe aviária no Oriente Médio levou ao abate maciço de aves. As informações são da Dow Jones.