Redação (06/06/06)- Funcionários de 21 nações do eixo Ásia-Pacífico testaram seu preparo para responder a uma pandemia humana de gripe aviária durante exercício realizado hoje na capital australiana, informou o governo.
O cenário envolveu a transmissão entre seres humanos de um vírus da gripe aviária que sofreu mutação e se espalhou rapidamente pela região da Ásia-Pacífico, disse o procurador-geral australiano, Philip Ruddock.
O exercício envolveu funcionários de importantes agências governamentais da região – que abrange a extensão de oito fusos horários -, tomando decisões em tempo real e compartilhando informações baseados num cenário hipotético. Não se realizaram operações de campo.
“O exercício foi feito com o objetivo de testar e reforçar as comunicações de emergência na região Ásia-Pacífico na eventualidade de um surto global de gripe humana”, disse Ruddock. “Esse foi o primeiro exercício de uma série que vai preparar o setor de administração de emergências para uma emergência médica em larga escala.”