Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em entrevista, Lula comenta crise da agricultura e gripe aviária

<p>O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrevista na manhã de ontem (10/10/06) às rádios Bandeirantes e BandNews.</p>

Redação (11/10/06) – O tema da gripe aviária foi lembrado por Lula ao falar da crise na agricultura, que pode ter sido uma das responsáveis pelo seu mau desempenho eleitoral nos Estados que mais dependem da agricultura, em especial na região Sul.

Além da crise mundial no consumo de milho, por conta da gripe aviária, o presidente citou a queda internacional no preço da soja, devido à produção em excesso, e a seca que assolou os Estados do Sul por dois anos, como razões para a crise no setor.

Tirou, com isso, a responsabilidade pelos prejuízos de alguns produtores da política cambial e, principalmente, das políticas de apoio à produção.
Lula fez questão de citar números do Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar) e os planos de safra, mas deu especial ênfase aos projetos relacionados à implantação do arranjo produtivo do biodiesel.

Segundo o presidente, o novo combustível vai equilibrar o preço da soja e o consumo interno pode compensar perdas no mercado internacional.

O presidente fez uma leve reclamação sobre a postura da imprensa, que criaria sentimento de insegurança na população em casos desnecessários. Ele se referia à divulgação da morte de “uma galinha” no interior de São Paulo de forma sensacionalista para se falar de gripe aviária no país. Segundo Lula, isso tem reflexos no consumo de frango e, por conseqüência, no mercado agrícola.