Redação AI 08/09/2003 – Desenvolver uma vacina que combata a contaminação de ovos pela bactéria salmonela é o que almejam os ciencistas do Agricultural Research Service Sotheast Poultry Research Laboratory de Athen, na Geórgia (EUA). O imunologista Peter Holt, o veterinário Henry Stone e o químico Cam Green desenvolveram uma vacina à base de uma imulsão de óleos, que protege as galinhas contra a salmonela.
Galinhas contaminadas por salmonela podem transmitir esse microorganismo para seus ovos, que, por sua vez, transmitem a doença àqueles que os consomem. Os sintomas de contaminação nos humanos são náuseas, vômitos e uma severa diarréia.
Em seus estudos, os cientistas aplicaram doses da nova vacina em pássaros, posteriomente, essas aves foram expostas à bactéria. Os resultados revelaram que, em detrimento da vacinação, houve um declíneo de algo em torno de 10% a 40% das contaminações em relação ao número médio de contágios registrados com a utilização das atuais vacinas comercializadas nos EUA.
Segundo os criadores, uma vacina que conseguisse realmente combater a salmonela, seria de fundamental importância para a avicultura, devido aos vultuosos prejuízos que o setor enfrenta em decorrência desse mal.
Para saber mais sobre essa nova vacina, acesse o site: