Redação (15/03/07) – Tido como um dos maiores exportadores de carne suína do Estado, Nova Mutum deve receber a visita de uma missão da comunidade comum européia, no segundo semestre deste ano. A informação foi repassada ao Só Notícias pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
De acordo com o secretário Valdomir Otonelli, o objetivo é verificar a estrutura de defesa sanitária animal de Mato Grosso no que se refere à suinocultura. O Mercado Comum Europeu, formado por países como Inglaterra, França, Portugal, entre outros, são mercados onde a carne suína brasileira ainda não chega devido a uma série de barreiras sanitárias.
Se o resultado da avaliação feita pela missão for positivo, Mato Grosso poderá ganhar novo mercado, o que seria extremamente positivo para Nova Mutum, onde encontra-se instalado um dos principais frigoríficos de suínos do Estado. A responsabilidade pela estrutura de defesa sanitária animal é do Governo do Estado
As exportações de Nova Mutum deram um salto em 2006 com um aumento de 42,80%. A carne foi o terceiro produto mais exportado. Só Notícias apurou que foram vendidos ao mercado externo 7.122. 083 kg de carne suína, totalizando 23,85% das exportações e movimentando em torno de US$7 milhões.