Redação AI (21/03/06)- O vírus H5N1 havia sido detectado em galinhas de duas granjas no noroeste do país, que já foram isoladas, mas as autoridades paquistanesas aguardavam os resultados dos exames do Laboratório de Referência para Gripe Aviária da União Européia, na Grã-Bretanha.
O H5N1 já tinha sido encontrado em aves na Índia e no Afeganistão, países vizinhos ao Paquistão. Cerca de 25 mil galinhas foram sacrificadas em duas granjas nos distritos paquistaneses de Abbotabad e Charsadda, depois que surgiu a suspeita de que se tratava do vírus H5N1.
Na época, amostras foram enviadas para a Grã-Bretanha para serem confirmadas pelo laboratório da UE.
“O laboratório apresentou um teste positivo sobre a presença do vírus H5N1 nas duas granjas”, disse o porta-voz do ministério dos Alimentos e da Agricultura, Mohammad Afzal, à agência de notícias AFP. “Nós isolamos completamente os dois locais.”
Na semana passada, o Afeganistão confirmou dois casos de gripe aviária, e o governo decidiu sacrificar aves. Mais de 900 granjas foram fechadas em Jalalabad, onde um dos casos foi detectado.
Também no oeste da Índia, milhares de galinhas já foram sacrificadas depois que o H5N1 foi confirmado no Estado de Mahashtra.