Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exames em carcaças

Curso Básico de Sanidade Avícola da Fort Dodge amplia programa técnico e reúne participantes de sete países.

Redação AI 05/09/2002 – Influenza Aviária, biosseguridade e conforto térmico em pintos de um dia foram os novos assuntos do  curso básico de sanidade avícola – edição 2002, promovido pela Fort Dodge Saúde Animal, em Jaguariúna (SP), entre os dias 19 e 23 de agosto. O evento, já tradicional na avicultura brasileira, tem como objetivo discutir um vasto programa técnico sobre doenças ligadas à atividade. Neste ano, além o programa técnico renovado, o curso contou com a presença de profissionais de seis países, além do Brasil.

Esta foi a nona edição do curso, que nos três últimos anos também atrai participantes de outros países da América Latina. Participaram do evento mais de 70 profissionais do Brasil, além de clientes, pós-graduandos e distribuidores da Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Paraguai e Peru.

“A avicultura é uma atividade extremamente tecnificada e os profissionais precisam estar devidamente capacitados para desempenhar suas funções. Esse é o conceito do Curso Básico de Sanidade Avícola, promovido pela Fort Dodge Saúde Animal. Nossa proposta é bem clara: oferecer conceitos de sanidade avícola, reciclar e dividir informações, debater e colocá-las em prática”, ressalta Renato Verdi, Gerente de Produtos de Aves e Suínos da Fort Dodge.

O curso é extremamente intenso e dinâmico. Após adquirir informações e participar de aulas teóricas, os participantes são levados a exercitar o conhecimento adquirido. Divididos em grupo, eles recebem simulações de casos clínicos e discutem os procedimentos, sintomas, lesões e exames de laboratório necessários para confirmação do diagnóstico.

“A reciclagem é fundamental”, entende o estudante de medicina veterinária José de Jesus Nava (México), que pretende se especializar em aves. “Esse curso é muito importante, também para a formação profissional, para agregar muitos conhecimentos teóricos e práticos”, ressalta Naya.

“O curso representa uma bagagem profissional muito positiva, que atende perfeitamente às minhas expectativas. Pude rever situações do cotidiano que o trabalho diário não nos impede de avaliar. Reciclar-se e estar envolvido com a inovação técnica são fundamentais para o  crescimento e desenvolvimento profissional”, comenta José Humberto, técnico de agropecuária da Avícola Dagema (Pedra de Fogo, Paraíba).

13 palestrantes convidados

O Curso Básico de Sanidade Avícola conta com uma intensa programação, com apresentações feitas por profissionais da Fort Dodge e especialistas convidados. A coordenação é da equipe da empresa, composta por Sérgio Gomide, Alberto Bernardino, Dalmo Arantes, Renato Verdi, Alberto Inoue, Egídio Reali, Cláudio A. M. Marossi, Paulo Lima e Marco Antonio Nicoletti. Em 2002, foram convidados nada menos do que 13 palestrantes, profundos conhecedores de sanidade avícola. São eles: Anselmo Michelletti (DaGranja), Antônio Guilherme M. de Castro (Instituto Biológico), Carlos Henrique C. Santos (Granja Planalto), Carlos Tadeu Pippi Salle (UFRGS/RS), Luiz Cesti  (Multimix), José Di Fábio (JF Laboratório), Nair M. Katayama Ito (Spave), Nilce M.G. Queiroz (Instituto Biológico), Carlos Ronchi (Granja Planlato/MG), Vilnei Milanesi (Pena Branca/SP), Carlos Augusto Mallmann (Universidade Federal Santa Maria/RS), Antonio J. Piantino Ferreira (USP/SP) e Paulo César Martins (Hybro B.V./SP).