Redação (16/04/07) – Cinco membros de uma mesma família foram internados em um hospital na ilha indonésia de Java com suspeita de que possam estar contagiados com a variante H5N1 do vírus da gripe aviária. Todos apresentam sintomas de problemas respiratórios.
Os cinco doentes foram internados no fim de semana no Hospital Slamet, na localidade de Garut, Java Ocidental, informou nesta segunda-feira, 16, o jornal The Jakarta Post.
O porta-voz do centro hospitalar, Yogi Prayogi, disse que os doentes, de idades entre 6 e 50 anos, apresentaram febre alta e sérios problemas respiratórios.
"Cinco dos frangos da família morreram repentinamente e foram enterrados no pátio em frente sua casa e, pouco depois, toda a família adoeceu", disse Prayogi.
Dois dos membros da família se encontram em estado grave, acrescentou.
A Indonésia, com 74 vítimas, é o país mais atingido no mundo pela gripe aviária e conta com um índice de mortalidade de 78% nos casos confirmados.
A epizootia se transformou em endêmica nas ilhas de Java, Sumatra e Bali, e na região meridional das Célebes.
Cerca de 300 pessoas morreram no mundo todo desde o surgimento da epidemia, em 2003, a maioria deles na Indonésia, Vietnã, Tailândia, China e Egito.