Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Febre Aftosa

<p>Revendas agropecuárias da Cocamar, no Paraná, monitoram geladeiras para garantir qualidade da vacina.</p>

Redação (10/09/2008)- A cooperativa Cocamar, que possui no estado do Paraná 18 lojas de produtos agropecuários, todas Clientes SOMA da Merial Saúde Animal, implantou um sistema para garantir a qualidade das vacinas contra febre aftosa e outros biológicos veterinários. As geladeiras de todas as lojas e as câmaras de armazenagem frigorificadas agora são monitoradas por um sistema de sensores que acionam a intervenção humana caso a temperatura esteja se afastando da faixa ideal para a conservação do produto (entre 2ºC e 8º C). 

Esta é uma iniciativa inédita no varejo veterinário, alinhada com uma das exigências fundamentais para a erradicação da febre aftosa: a garantia da cadeia de frio da vacina (conservação em temperatura adequada) do momento em que sai da Central de Selagem de Vacinas – parceria entre o Ministério da Agricultura e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) criada para garantir a rastreabilidade total do produto, facilitar a fiscalização, o controle de qualidade, a distribuição e a procedência – até a chegada à fazenda. 

 “A Cocamar é a primeira empresa do varejo veterinário a fazer sua parte para disponibilizar vacinas contra febre aftosa com garantia de qualidade. Esta é a nossa forma de assegurar ao nosso cooperado ou ao cliente não associado que a vacina foi mantida em condições de conservação e que é segura e eficiente”, declara Clovis Aparecido Domingues, coordenador comercial de pecuária da Cocamar. A cooperativa paranaense distribui cerca de 2 milhões de doses de vacina/ano, quase 10% da demanda Estado.  

Como funciona o sistema – O monitoramento é feito por sensores térmicos, que enviam alarmes para os celulares dos responsáveis de cada revenda, caso a temperatura fique fora da faixa de segurança. A comunicação é feita por telefone fixo e por sinal de GPRS (rede de celular), em caso de pane, conforme recomenda a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). Se a temperatura ainda não ultrapassou os limites de conservação, a vacina é acondicionada em caixas de gelo até a resolução do problema com a refrigeração. Caso contrário é descartada. 

Além de monitorar a qualidade da vacina, a Cocamar foi uma das primeiras cooperativas do Paraná trabalhar com a versão diferenciada da vacina contra aftosa. Lançada em maio pela Merial com a marca comercial Aftobov® Oleosa, a nova versão da vacina é livre de proteínas não-estruturais, que podem confundir os testes sorológicos para confirmação ou não de suspeitas de focos. Em outras palavras, a vacina é a mesma, porém não induz falso-positivo (quando teste dá positivo devido à vacina e não à presença do vírus) e assim facilita o trabalho das autoridades sanitárias brasileiras.