Redação SI (18/05/06)- Focos de febre aftosa foram identificados em 30 das 64 províncias do Vietnã e a epidemia deve aumentar, segundo previsão dos membros do governo. Hoang Van Nam, vice-diretor do Departamento de Saúde Animal, culpa os governos regionais pela disseminação da doença. “Por conta de interesses locais algumas províncias atrasaram a informação sobre novos focos e esta é uma das razões pelas quais a doença se espalhou”, disse.
Focos detectados no início de abril foram informados ao Departamento apenas nesta semana. Segundo Nam a doença afeta milhares de bovinos, bubalinos e suínos em todo o país.
Segundo o jornal Trabalho, o ministro de Agricultura, Cao Duc Phat teria afirmado que o abate de todos os animais é a melhor forma de impedir o avanço da aftosa. O Ministério das Finanças trabalha em um plano para compensar os produtores que perderão seus animais. É o pior foco de aftosa desde 2000 no país, quando 330 mil animais foram infectados em 58, das 64 províncias vietnamitas.