Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Febre Aftosa no TO

<p>Consumo de vacinas aponta sucesso da campanha.</p>

Redação (23/05/06)- A 10 dias do término da 1 etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2006, oficialmente lançada no dia 1 de maio, em Taguatinga, cerca de 5,1 milhões de doses de vacinas já foram enviadas ao Tocantins. A informação é da Central de Selagem de Vacinas Veterinárias, do PNEFA Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Ao todo serão disponibilizadas ao Estado até o final de maio 8.226 milhões de doses.

Segundo o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, Humberto Viana Camêlo, não existem indícios de que o medicamento faltará no mercado. Camêlo ressalta ainda que o número de doses adquiridas até agora vem confirmar o comprometimento do produtor rural com a saúde do seu rebanho.

Com o tema O futuro da pecuária está em nossas mãos, a Adapec pretende superar o índice de cobertura vacinal alcançado na última campanha, quando 98,16% de um rebanho de 7.910.459 cabeças de gado foram imunizados.

Consumo

A Central de Selagem disponibilizou para o Tocantins, em 2005, um total de 12,2 milhões de doses de vacinas, utilizadas nas campanhas realizadas em maio e novembro. Vale lembrar que o número não contabiliza a quantidade total de vacinas consumidas no Estado, haja vista que muitos produtores das regiões Sudeste e Norte do Tocantins adquirem a vacina nos estados de Goiás e Maranhão, respectivamente.

Da quantidade de vacinas já enviadas ao Tocantins, o município de Araguaína mais uma vez desponta, com 675.650 doses já adquiridas. Além de contar com o segundo maior rebanho bovino do Estado, com 1.233.000 cabeças de gado, a capital do boi gordo, como é conhecida Araguaína, é um tradicional ponto de abastecimento de vacina para os municípios circunvizinhos. No ranking de aquisição de vacinas, Paraíso do Tocantins vem em segundo, com 418.000 doses, seguido de Palmas com 295.000 doses.

Sorologia
Termina nesta segunda-feira, 22, a coleta do material para realização do exame soroepidemiológico iniciado no dia 2 de maio. Segundo a coordenadora de sanidade animal da Adapec, Marilene Nesso, as atividades deveriam ter sido concluídas no dia 15 de maio,mas sofreram atraso devido as chuvas.

Ao todo serão enviados ao laboratório oficial do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento cerca de 1.400 amostras de sangue de bovinos, com idade inferior a 24 meses. O material foi coletado em 37 propriedades rurais, distribuídas em todo o Estado. As propriedades foram definidas por meio de um sorteio realizado pelo ministério.

O exame tem por finalidade comprovar a inexistência da atividade viral da febre aftosa no Tocantins. Os animais bovinos que participaram do exame não poderão ser vacinados, nem tampouco comercializados até que saiam os resultados laboratoriais e o lote seja liberado.