Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Focos de Aujesky no RS já foram erradicados

Os suínos contaminados foram sacrificados e o restante dos plantéis será abatido até hoje (10) no frigorífico da Cotrel.

Redação SI 10/09/2003 – “Todas as medidas determinadas pelo Código Sanitário Internacional da Organização Internacional de Epizootiazes (OIE) estão sendo aplicadas”, afirma a diretora do Departamento de Produção Animal (DPA), do Ministério da Agricultura, a veterinária Ildara Vargas.

O código recomenda interdição das granjas onde ocorreram os focos e outras que tiveram contato direto com as infectadas; identificação das propriedades em um raio de cinco quilômetros; restrição do trânsito de suínos na região; sacrifício dos exemplares com sintomatologia clínica e abate do plantel sem sintomatologia clínica.

O DPA concluirá, até o dia 11 deste mês, a sorologia em animais de 110 propriedades em um raio de cinco quilômetros dos focos. Também manterá barreiras em pontos estratégicos da região para evitar o tráfego de suínos. As propriedades atingidas serão desinfectadas e passarão por vazio sanitário durante 30 dias. Os sacrifícios e abates serão indenizados pela Cotrel e pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), no valor de aproximadamente R$ 300 mil.