Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gene de frango resistente à gripe aviária

Pesquisa feita na Indonésia revelou que a capacidade de resistência das aves no país varia de acordo com a força do gene antivírus presentes em seu organismo.

Redação (26/03/2009) – Pelo menos 62% dos frangos da Indonésia são resistentes à gripe aviária. Segundo o Instituto Indonésio de Ciências (LIPI, sigla em inglês), o responsável é o gene "Mx" encontrado no seu organismo. "Geneticamente, os frangos [da Indonésia] possuem um gene imune a gripe aviária", diz Umar Anggara Jenie, coordenadora do estudo biológico de Cibinong Sciences Center, em relato ao Jakarta Post.

Sri Sulandari, responsável pela investigação biológica, começou a estudar os genes das aves relacionando as reações humanas ao contrair o vírus da gripe no meio ambiente e através da vacinação. "Aos poucos notei que os frangos de determinadas raças possuem uma resistência natural à gripe, a capacidade de resistir varia de acordo com a força do antivírus em seu corpo", explica.

Evidências indicam que o gene "Mx" está associado a essa resistência patológica à gripe aviária. Sri explica que a grande variedade de frangos na Indonésia é uma fonte de estudos sobre o gene e a gripe aviária. Porém, ela explica que se houver um surto da doença em determinada região, é desaconselhável simplesmente escolher as raças mais fortes. "Este procedimento poderia provovar mutações no gene Mx, perdendo-se informações cruciais", diz.

Com base nas amostras colhidas de 1872 frangos de várias espécies, o instituto classificou o frango mais escuro (Cemani) como mais resistente ao vírus e os esverdeados como mais suscetíveis.