Redação AI 05/12/2005 – A polícia japonesa identificou nesta última sexta-feira, dia 02, uma companhia de produção de frangos suspeita de fornecer apenas amostras de animais saudáveis para garantir que passaria nos testes de detecção da gripe aviária, afirmaram autoridades locais.
A IKN Egg Farms é suspeita de fornecer amostras de frangos que, para a companhia, estariam livres da infecção em três rodadas de testes em agosto e em setembro, informou porta-voz da polícia de Ibaraki, Katsunori Kurosawa.
Kurosawa afirmou que o teste foi feito em seis fazendas da companhia no distrito de Ibaraki, que está a noroeste de Tóquio.
A IKN deve ter fornecido amostras variadas de suas aves. Porém, o comitê de prevenção de doença animal encontrou irregularidades nas amostras, explicou, elevando as suspeitas de que testes foram feitos apenas em aves saudáveis.
A identificação desta sexta-feira incluiu 25 unidades da IKN, afirmou Kurosawa, incluindo a sede da companhia em Yokohama, uma cidade portuária próxima ao sul de Tóquio.
A polícia poderá multar a companhia por violar a lei de prevenção à infecção animal, ele disse. A região de Ibaraki tem sido o local de vários surtos de gripe aviária envolvendo o vírus H5N1.
Centenas de milhares de aves foram destruídas em dezenas de outras propriedades em Ibaraki nos últimos meses. No último sábado, autoridades anunciaram planos para sacrificar mais 110.000 frangos suspeitos de ter o vírus H5N1 em outra fazenda da região. As informações são da Dow Jones.