Redação AI (24/03/06)- A gripe aviária se estendeu hoje ao sétimo Estado federado alemão (land) ao atingir a cidade-estado de Berlim, onde uma ave de rapina achada morta no leste da capital alemã foi vítima do vírus H5N1. A ave foi encontrada morta no bairro de Marzahn-Hellersdorf, no leste de Berlim, e foi levada ao Instituto Friedrich Loeffler para análise.
O land de Berlim decidiu estabelecer uma área cercada de três quilômetros em torno do lugar onde se detectou o vírus, e outra de vigilância, com um perímetro de 10 quilômetros, ao redor do lugar onde se encontrou o animal morto.
Na área afetada os proprietários de gatos são obrigados a mantê-los dentro de casa e os de cachorros só podem levá-los para passear presos pela coleira. A Baviera confirmou hoje o 30 caso de aves infectadas pela gripe aviária neste Estado federado. Trata-se de um cisne cujo teste do vírus H5N1 deu positivo.
Ao contrário de outros países, na Alemanha, por enquanto, o vírus H5N1 foi detectado apenas em aves selvagens, em três gatos e em um furão. A maioria dos casos, incluindo os dos mamíferos, foi registrada na Ilha de Rügen (Mar Báltico), no Estado federado de Mecklemburgo-Pomerânia (nordeste).
Além de Mecklemburgo-Pomerânia, Baviera e Berlim, os outros Estados afetados pela gripe aviária são: Baden-Württemberg, Brandeburgo, Baixa Saxônia e Schleswig-Holstein.