Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária: doença continua castigando o Vietnã

Segundo a FAO, a chamada "gripe do frango", já se estendeu a 24 das 64 províncias deste país asiático.

Redação AI 23/01/2004 – 05h15 – A chamada “gripe do frango”, que causou a morte de cinco pessoas no Vietnã, já se estendeu a 24 das 64 províncias deste país asiático, segundo confirmou hoje, sexta-feira, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O responsável da FAO no Vietnã, Anton Rychener, informou que 18 das províncias afetadas pela gripe aviária estão no sul do país, enquanto o restante está no norte.

Acrescentou que a doença continua propagando-se entre as aves, mas que “começou a diminuir no sul do país devido aos esforços do Governo para isolar os casos da doença”.

Rychener assinalou que só uma parte dos 2,5 milhões de frangos das províncias afetadas estão infectados com o H5N1, o vírus que causa a gripe, embora não tenha dado cifras a esse respeito.

De acordo com as autoridades vietnamitas, o vírus matou 1,2 milhão de aves nas províncias do sul do Vietnã e quase 500.000 exemplares foram sacrificados por medo de que estivessem contagiados.

Por sua vez, a Organização Mundial de Saúde e o Centro para o Controle de Doenças dos Estados Unidos enviaram várias equipes para pesquisar como o vírus se propagou das aves para os humanos.

Os especialistas acham que o contato com as aves infectadas é a única forma de contágio entre as pessoas.

O primeiro caso humano da “gripe do frango” foi detectado em Hong Kong em 1997, onde seis das 18 pessoas infectadas morreram.