Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária entra na pauta de encontro de zoológicos

<p>Segundo o diretor do zoológico, a comunidade científica sempre discutiu doenças que os animais podem transmitir aos seres humanos.</p>

Redação AI (29/05/06)- Ao lado da preservação da biodiversidade, o enfrentamento da gripe aviária é um dos temas do 30 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. O encontro começou domingo (28) e termina na sexta- feira (2) em Brasília.

Segundo o diretor do Zoológico de Brasília, Raul Gonzáles, os participantes estão discutindo estratégias para prevenir a infecção de aves brasileiras que vivem em cativeiro pelo vírus da gripe aviária. “Vamos discutir a vulnerabilidade dos zôos a esse problema e formas de prevenir a contaminação,caso a doença chegue ao Brasil”, afirmou, em entrevista à Rádio Nacional.

Na avaliação de Gonzáles, a gripe aviária não representa risco para o país.”Mas é preciso que todos os segmentos da sociedade que trabalham com aves e com doenças emergentes estejam preparados para um eventual acontecimento. Assim, todos saberão proteger tanto a vida dos animais quanto a dos seres humanos”, ponderou.

De acordo com Gonzáles, o Ministério da Agricultura tomou as providências necessárias para evitar que o vírus entre no Brasil. “O ministério proibiu a importação de animais de países onde o vírus foi detectado”, ressaltou. “Se o animal vier de algum outro país, ele passa por exames laboratoriais e clínicos para garantir que não se trata de um animal contaminado.”

Outro assunto que deve ser tratado no congresso é a recente descoberta, por pesquisas internacionais, da origem do vírus HIV-1 (uma variedade do vírus da Aids), que teria sido disseminado a partir de chimpanzés. O diretor lembrou que a comunidade científica sempre discutiu doenças que os animais podem transmitir aos seres humanos.