Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe do frango

Canadá sacrificará 19 milhões de aves.

Redação AI 06/04/2004 – 06h32 – O ministro californiano da Agricultura, Bob Speller, anunciou nesta segunda-feira que sacrificará 19 milhões de aves de granja para impedir a propagação do vírus H7 da gripe aviária na província da British Columbia.

“Esta erradicação maciça de aves de granja em todo o vale do rio Fraser, a leste de Vancouver, ocorre após a recomendação da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (Acia)”, revelou Speller, lembrando que os proprietários das aves serão recompensados.

Desde a sua detecção no dia 19 de fevereiro, o vírus H7 já infectou 18 granjas e mais de 400 mil aves foram sacrificadas.

“A doença se propaga rapidamente”, ressaltou na sexta-feira Brian Evans, veterinário da Acia. No entanto, esta cepa do vírus não é a mesma que assola a Ásia e só é perigosa para os animais, de acordo com autoridades canadenses. Contudo, duas pessoas já foram contaminadas, apresentando sintomas de conjuntivite e outros similares aos da gripe comum. “Todos se recuperam bem”, afirmaram as autoridades de Saúde canadenses.