Redação AI 22/01/2004 – 04h30 – Os produtores do setor avícola do Estado de São Paulo mantêm-se vigilantes e atentos a propagação da chamada “gripe do frango”, que ocorre em países da Ásia, e aos seus reflexos no mercado nacional e internacional. No entanto, descartam a possibilidade da chegada da doença ao Brasil.
“Não há nenhuma ameaça real da “gripe do frango” atingir o país. Só estamos recomendando aos empresários do setor a manutenção de medidas sanitárias normais, o chamado feijão com arroz. Nunca é demais zelar”, afirma José Carlos Teixeira da Silva, diretor-executivo da Associação Paulista de Avicultura (APA).
A entidade elogia e aprova as medidas adotadas pelo Governo federal para evitar a entrada no Brasil da doença. “Aplaudimos a determinação das autoridades, que agem rapidamente para proteger o mercado nacional”, acrescenta Teixeira da Silva.
O Ministério da Agricultura proibiu a entrada no país de aves, seus produtos e subprodutos de países, onde tenha ocorrido a “gripe do frango”, ou influenza aviária e intensificou a vigilância em portos e aeroportos, com vistoria de bagagens procedentes de países onde houve a ocorrência da doença.