Redação AI 17/10/2005 – No programa Fantástico, exibido pela Rede Globo neste domingo (16/10), uma das reportagens em destaque foi a que abordou a gripe do frango. Vários especialistas falaram sobre o perigo que o vírus H5N1 (causador da gripe) representa para a avicultura e para a saúde humana. “O H5N1 é letal. Um único vírus inoculado num frango mata a ave em 24 horas”, explicou o virologista da USP, Edison Luiz Durigon. Ele disse também que o vírus pode contaminar o homem que tiver contato direto com a ave infectada (por meio do sangue ou inalação no abatedouro) e que a sua sobrevida no organismo humano pode chegar a uma semana.
De acordo com os especialistas entrevistados pela reportagem, o ciclo do vírus H5N1 começa com as aves selvagens, que percorrem longas distâncias, como os patos. O animal contrai o vírus, mas não fica doente. Quando um frango tem contato com o pato, pega o vírus e desenvolve a doença. A próxima vítima, então, é o homem.
No Brasil, o H5N1 ainda não foi detectado. O vírus dizimou milhões de aves na Ásia em 2003 e 2004 e, recentemente, tem causado temor e prejuízo na Turquia e na Romênia, na Europa. Na América do Sul, um outro tipo de vírus da gripe do frango, o H9, acomete granjas na Colômbia.
Comer carne de frango traz risco?
“Não se adquire a doença através de alimentos cozidos, por exemplo, comer carne de frango assada, frita, porque o vírus é muito sensível e morre em temperaturas altas”, esclarece Edison Luiz Durigon.
Veja a reportagem completa no site do Fantástico