Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Guerra contra o vírus

SC termina abate de animais contaminados por Aujeszky e encaminha relatório ao Ministério da Agricultura.

Redação SI 24/01/2003 – A primeira fase do Programa de Erradicação de Aujeszky foi encerrada ontem (23) com a apresentação do relatório de abates dos animais infectados, que somaram 84 mil cabeças, em 208 propriedades. Destas, 74 foram totalmente despovoadas, com a implantação de um vazio sanitário de 30 dias.

O relatório foi encaminhado ao Ministério da Agricultura. Os representantes da comissão, integrada por Embrapa, Cidasc, Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, Sindicato das Indústrias da Carne e Secretaria da Agricultura do Estado, querem agora que o governo federal marque a data para uma missão de visita à Rússia.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Moacir Sopelsa, disse que é necessário urgência no contato com os russos, para retomar as exportações, suspensas desde 24 de dezembro. “Nós precisamos agora de uma definição do Ministério da Agricultura”, afirmou Sopelsa.

O secretário explicou que cada dia a menos de exportações, representa aumento nos estoques nacionais. O prejuízo mensal chega a US$ 30 milhões.

Ainda hoje técnicos da Embrapa e da Cidasc devem definir os detalhes de um cronograma de sorologia que deve ser realizado dentro de 60 dias.