Redação (24/01/07) – O escritório regional da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) em Campo Grande (MS), que desde setembro atende em prédio na Avenida Ceará, voltará a funcionar no prédio do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. A idéia, segundo a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, é que antes da Expogrande, que começa no dia 22 de março, o atendimento já esteja ocorrendo no parque.
Segundo ela, a mudança ocorre porque há um acordo de comodato por 20 anos no parque e que dispensa o aluguel hoje pago no novo prédio. Além disso, acrescenta, os produtores estariam reclamando de falta de vagas para estacionar no novo local.
A secretária afirma que já foi determinado o levantamento de custos para reforma do prédio. A saída da Iagro do Parque de Exposições chegou a gerar resistência, mas a idéia do governo, de mudança, ganhou força com o abalo da estrutura do prédio no parque, por conta das chuvas no início de 2006. No dia 16 de março, sob risco de desabamento, a Iagro chegou a fechar o escritório. O contrato de locação do prédio onde atende hoje expira no dia 13 de março. Foram R$ 36 mil por 12 meses de aluguel.
O escritório concentra o maior atendimento do Estado, de 500 pessoas ao dia. Além da mudança de prédio, a partir já da próxima segunda-feira (29 de janeiro) haverá outra novidade na Iagro. Os veterinários estarão atendendo os produtores diretamente no balcão e não somente casos excepcionais, como, segundo Tereza Cristina, ocorre hoje. É gente que entende do assunto tratando do assunto, afirma. Essa é mais uma das medidas que têm como objetivo melhorar o serviço sanitário do Estado e que o governo espera que conte pontos na defesa da retomada de mercados, perdidos a partir de outubro de 2005 devido aos fotos de febre aftosa em Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Queremos ser referência nacional, diz a secretária. Desde segunda-feira os escritórios da Iagro, que só atendiam até 13h30, passaram a funcionar em horário integral.