Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Importação suspensa

<p>Rússia suspende importação de carne de suína do Reino Unido após a confirmação do foco de febre aftosa.</p>

Redação SI (07/08/07) – O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosseljoznadzor) suspendeu nessa segunda-feira (06/08), provisoriamente a importação de porcos e da carne do animal do Reino Unido, após a confirmação do foco de febre aftosa em território britânico. A nota afirma que fica proibida a entrada na Rússia – inclusive para seu trânsito a outros países – de suínos, assim como de sua carne e de outros produtos derivados que não tenham sido submetidos a tratamento.

Segundo o comunicado oficial, também está proibido introduzir na Rússia os equipamentos que tenham sido utilizados no processamento da carne no Reino Unido, e se mantêm outras proibições anteriores à importação de gado e de carne.

O governo britânico confirmou nos últimos dias a presença de febre aftosa no sul do País, e suspendeu de forma voluntária suas exportações de gado e produtos animais. A imprensa russa lembrou que o Reino Unido sofreu em 2001 uma epidemia de aftosa que levou ao sacrifício de 6,5 milhões a 10 milhões de cabeças de gado, e que causou danos estimados em 8,5 bilhões de libras.