Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Indonésia tem dois novos casos de gripe aviária

<p>O Ministério da Saúde da Indonésia confirmou hoje que uma mulher de 37 anos foi contaminada pelo vírus H5N1 da gripe aviária e se encontra em estado em grave.</p>

Redação (09/01/07) –  Ainda não está claro como ela contraiu a doença. É a segunda pessoa a ser infectada pela gripe aviária em menos de uma semana na Indonésia, declarou Nyoman Kandun, diretor-geral de controle de doenças daquele país.

A outra vítima é um garoto de 14 anos, hospitalizado em um hospital da capital Jacarta. O caso foi confirmado ontem pelas autoridades locais. Identificado apenas como Randy, o menino contraiu o vírus após ter contato com um pato morto. As duas infecções ainda precisam ser confirmadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Até o momento, a Indonésia já registrou 76 infecções humanas pelo vírus H5N1. Do total, 57 morreram desde 2003. Mais de um terço de todas as vítimas fatais da doença no mundo estão na Indonésia.

Especialistas internacionais acusam o governo do país de não fazer o necessário para conter o avanço da doença. Eles temem que o vírus H5N1 passe por mutações que facilitem sua transmissão entre os humanos, o que poderia culminar na morte de milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ainda alto, o número de contaminações e de mortes vêm caindo na Indonésia. Das 46 fatalidades registradas em 2006, apenas cinco foram registradas desde outubro e nenhuma em dezembro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são da Dow Jones.