Redação AI 06/12/2005 – A gripe aviária deve levar muitos criadores de frango no Vietnã à falência, já que mais consumidores estão evitando seus produtos, afirmou uma autoridade nesta terça-feira.
O vírus está causando cerca de US$44 milhões em perdas a cada mês à indústria de frangos porque os produtos não podem ser comercializados, afirmou o presidente da Associação de Produtores de Frangos do Vietnã, Tran Cong Xuan.
“Nunca a indústria de frangos esteve em uma situação tão difícil como esta”, ele disse. “Muitos criadores estão no começo de uma falência porque consumidores estão dando as costas ao frango e aos produtos derivados.”
Muitos criadores com bandos de 100 aves ou mais soltaram os animais nos campos de arroz, pois já não têm condições de alimentá-los, uma decisão que pode aumentar o risco de a variedade H5N1 se espalhar ainda mais, ele disse.
Xuan culpou a falta excessiva de informações na mídia controlada pelo governo, que incorretamente advertiu as pessoas a não consumirem frangos e produtos derivados.
“Não está de acordo com a resolução do governo, que permite vender e consumir o frango que passa pela inspeção de quarentena”, ele acrescentou.
Focos de gripe aviária reapareceram no Vietnã desde outubro, matando ou forçando o abatimento de mais de dois milhões de aves. As informações são da Dow Jones.
Bruno Marfinati