Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária acaba com metade do plantel russo

<p>150 milhões de doses de vacina serão adquiridas.</p>

Redação AI (17/04/06)- Por causa da Influenza Aviária, a Rússia já perdeu quase a metade de suas criações de aves domésticas, afirmou sexta-feira Gennady Onishchenko, chefe dos serviços de saúde pública russos e diretor do órgão federal responsável pela defesa dos direitos do consumidor e pelo bem-estar humano, durante encontro dos membros do conselho do Distrito Federal Central.

Segundo a agência noticiosa russa Itar-Tass, na reunião Onishchenko ressaltou que a Influenza Aviária afetou nove integrantes da Federação Russa e alertou que, com a migração de aves selvagens para a Sibéria no final de abril, uma pan-epidemia pode se disseminar na região dos montes Urais. De toda forma, diminuiu a tensão que ele próprio criou ao afirmar que são pequenas as probabilidades de o vírus vir a se manifestar na região metropolitana abrangida por Moscou:

É pouco provável que a infecção nos atinja, pois por aqui não há muitos locais para nidificação (das aves migratórias), comentou Onishchenko acrescentando que especialistas estarão a postos para impedir a instalação dessas aves nos poucos locais possíveis. Conforme, ainda, a Itar-Tass, estão sendo adquiridas cerca de 150 milhões de doses de vacinas contra a Influenza Aviária para aplicação nas criações domésticas das regiões administrativas de Vladimir e Stravropol. A grande maioria das granjas da Grande Moscou não tem condições de isolar suas aves, impedindo que tenham contato com aves migratórias ou selvagens. Essa incapacidade pode deixar a Rússia sem granjas avícolas, teme Onishchenko