Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza na Europa

<p>Romênia, Ucrânia e Moldávia unificarão combate à gripe aviária.</p>

Redação AI 18/10/2005 – Romênia, Ucrânia e Moldávia decidiram hoje intensificar sua cooperação no setor sanitário para evitar a propagação do vírus da gripe aviária H5N1. A doença foi confirmada no delta do Danúbio em sua forma mais agressiva, a mesma que afeta a Turquia e o Sudeste Asiático. O ministro romeno da Agricultura, Gheorghe Flutur, se reuniu hoje na localidade de Suceava, no nordeste da Romênia, com seus colegas da Ucrânia e da Moldávia, Olexandr Baranivsky e Anatolie Gorodenko, respectivamente.

Flutur propôs transferir às vizinhas Ucrânia e Moldávia a estratégia romena para o isolamento da gripe aviária e, ao mesmo tempo, estabelecer um plano conjunto entre os três países para evitar uma eventual transmissão aos seres humanos. Especialistas romenos viajaram hoje à Moldávia para tirar amostras de inúmeras aves achadas mortas nesse país nos últimos dias e oferecer os serviços dos laboratórios romenos para os devidos testes.

Já o primeiro-ministro romeno, Calin Popescu Tariceanu, propôs aplicar multas à população que não aceita trancar seus porcos e aves para impedir que estes animais entrem em contato com as aves migratórias.