Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Jovem de 23 anos morre de gripe aviária na Indonésia

<p>Apenas três das 33 províncias do país são consideradas livres da doença.</p>

Redação (04/04/07)– A morte de uma jovem de 23 anos elevou para 72 o número de vítimas fatais da gripe aviária, confirmou nesta quarta-feira, 4, o Escritório de Informação da Gripe Aviária em Jacarta (Komnas).

Com mais essa morte, a Indonésia se torna o país com mais vítimas fatais da doença.

"A jovem vivia em Jacarta Central e morreu no dia 1º de abril, três dias após ter dado entrada num hospital com dificuldades respiratórias e outros sintomas da gripe aviária", explicou um porta-voz do Komnas.

Os resultados das análises confirmaram que a moça estava infectada com o vírus H5N1, a cepa mais fatal da gripe aviária.

A Indonésia tem uma mortandade de 78% em casos confirmados de gripe aviária. Apenas três das 33 províncias do país são consideradas livres da doença.

A gripe aviária continua sendo endêmica em Java, Sumatra, Bali e no sul de Célebes, embora também tenham sido registrados surtos esporádicos em outras partes do extenso arquipélago.

A província com mais casos da doença em humanos é Java Oriental, com 29 infecções e 23 mortos. Logo atrs, aparece Jacarta, onde 24 pessoas foram infectadas, das que 21 morreram.

Na Indonésia, país formado por mais de 17.000 ilhas e com amplas extensões de terra, é comum a criação de frangos e patos nos quintais das casas em contato direto com as pessoas, o que aumenta os riscos de transmissão da doença para humanos.