A Interver Schering-Plough Saúde Animal lançou o BacuCheck, um teste simples de Elisa para confirmação da eficácia da vacinação com Porcilis PCV para leitões, contra circovírus tipo 2 (PCV2). O anúncio do produto foi feito ontem (14/06) durante simpósio internacional sobre doenças suínas realizado em Barcelona (Espanha).
O teste BacuCheck é fácil de usar e pode ser manuseado facilmente por suinocultores e comerciantes. Ele foi desenvolvido para discriminar o PCV2 em animais vacinados ou não. O teste também é capaz de verificar se os animais receberam a dose completa da vacina. O teste detecta anticorpos que são utilizados na produção do componente estrutural, por isso é capaz de diferenciar o vírus selvagem do antígeno vacinal. Ao utilizar esse diagnóstico, suinocultores e comerciantes são capazes de atestar leitões vacinados contra PCV2 com selo de qualidade adicional, facilitanto a relação de confiança com as indústrias de alimentação.
O diretor técnico da Unidade de Suinocultura da Intervet, Alex Eggen, explica o alcance e a interpretação do teste: “Se houver uma dosagem insuficiente para imunização, o teste irá indicar que o suíno não foi corretamente vacinado com Porcilis PCV. Deve-se ressaltar que os resultados do BacuCheck são validos apenas para essa vacina. O teste não pode ser realizado com segurança para controlar a situação vacinal de outros componentes”.
O BacuCheck foi desenvolvido pelo laboratório de diagnóstico veterinário Synlab vet (Leipzig, Alemanha) em colaboração com a Intervet Schering-Plough Animal Health.
O teste já foi implementado na Alemanha, e aguarda lançamento nos Países Baixos, Dinamarca, Bélgica, Áustria, Itália e Espanha. Outros mercados verão uma apresentação antes do final desse ano.