Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Lançamento Intervet

Empresa de saúde animal lança na Alemanha teste de confirmação de eficácia da vacina Porcilis PCV, contra circovírus tipo 2. Produto deve chegar em outros mercados até o final do ano.

A Interver Schering-Plough Saúde Animal lançou o BacuCheck, um teste simples de Elisa para confirmação da eficácia da vacinação com Porcilis PCV para leitões, contra circovírus tipo 2 (PCV2). O anúncio do produto foi feito ontem (14/06) durante simpósio internacional sobre doenças suínas realizado em Barcelona (Espanha).

O teste BacuCheck é fácil de usar e pode ser manuseado facilmente por suinocultores e comerciantes. Ele foi desenvolvido para discriminar o PCV2 em animais vacinados ou não. O teste também é capaz de verificar se os animais receberam a dose completa da vacina. O teste detecta anticorpos que são utilizados na produção do componente estrutural, por isso é capaz de diferenciar o vírus selvagem do antígeno vacinal. Ao utilizar esse diagnóstico, suinocultores e comerciantes são capazes de atestar leitões vacinados contra PCV2 com selo de qualidade adicional, facilitanto a relação de confiança com as indústrias de alimentação.

O diretor técnico da Unidade de Suinocultura da Intervet, Alex Eggen, explica o alcance e a interpretação do teste: “Se houver uma dosagem insuficiente para imunização, o teste irá indicar que o suíno não foi corretamente vacinado com Porcilis PCV. Deve-se ressaltar que os resultados do BacuCheck são validos apenas para essa vacina. O teste não pode ser realizado com segurança para controlar a situação vacinal de outros componentes”.

O BacuCheck foi desenvolvido pelo laboratório de diagnóstico veterinário Synlab vet (Leipzig, Alemanha) em colaboração com a Intervet Schering-Plough Animal Health.

O teste já foi implementado na Alemanha, e aguarda lançamento nos Países Baixos, Dinamarca, Bélgica, Áustria, Itália e Espanha. Outros mercados verão uma apresentação antes do final desse ano.