Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Longa discussão

Estudo americano mostra que o benefício do uso de antibióticos na produção de frangos pode superar os seus riscos à saúde humana.

Redação AI 04/11/2004 Os potenciais benefícios à saúde humana, associados com o uso de antibióticos na produção das aves, podem superar os seus riscos. Foi o que apresentou a análise de risco e benefício, realizada por pesquisadores da Faculdade de Medicinca Veterinária da Universidade de Minnesota (EUA). O trabalho foi conduzido pelo Dr. Randall S. Singer.

Estudos recentes já demonstraram que o uso de antibióticos na produção animal colabora para o desenvolvimento de animais mais saudáveis, o que diminui a quantidade de bactérias presentes em sua carne. Outra evidência, no entanto, indica que o uso de antibióticos pode aumentar o nível de bactérias resistentes ao medicamento na carne.

Os pesquisadores da Universidade de Minnesota desenvolveram um modelo matemático para avaliar os potenciais riscos à saúde humana com o uso do antibiótico Tylosin em frangos. Eles compararam esses potenciais riscos, associados com o aumento do nível de bactérias resistentes na carne, com os potenciais benefícios, associados com a redução do risco de transmissão de doenças via carne. “A resistência a antibióticos é um problema comum na medicina humana e na agropecuária”, diz Dr. Singer. “Mas o nosso estudo demonstrou que o número de infecções e de doenças entre as aves com o uso do Tylosin foi bastante reduzido, o que superou as expectativas negativas quanto aos riscos de resistência e de problemas à saúde humana”.