Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lula não acredita que Gripe Aviária chega ao Brasil

<p>Zoé DAvila, presidente da UBA, participou da cerimonia onde foram divulgadas as informações de prevenção da doença.</p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta Zoé DAvila

Redação AI (07/04/06)- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (07), na sede da Embrapa, em Brasília, que não acredita que a onda de gripe viária venha para o Brasil. Mas se vier, e se vier pelas rotas migratórias que conhecemos, estamos preparados para recebê-la e para derrotá-la, completou. O presidente fez essas declarações ao participar do ato de assinatura da Portaria n 17 da Secretaria de Defesa Agropécuária, do Ministério da Agricultura, que institui o Plano Nacional de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle e Prevenção da Influenza Aviária, elaborado com base em projeto formulado pela União Brasileira de Avicultura.

O presidente da UBA, Zoé Silveira dAvila, esteve presente e instou os responsáveis pelo plano, no âmbito do MAPA, a se empenharem profunda e rapidamente nas ações previstas pelo novo texto legal. Para ele, o plano está dotando o governo federal, os governos estaduais e os órgãos de prevenção e defesa sanitária animal de uma importante arma para enfrentar o desafio de fazer a avicultura brasileira, terceira do mundo em produção e maior exportadora mundial, a manter sua trajetória de crescimento de muitos anos.

 

O ato realizado na Embrapa reuniu, além de representantes do setor avícola, elevado número de ministros: Agricultura, Desenvolvimento, Saúde, Segurança Institucional, Planejamento, Desenvolvimento Agrário e Defesa, além do secretário de Defesa Agropecuária,  Gabriel Alves Maciel e o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, entre outras autoridades.

 

Precedendo o ato de assinatura, foi apresentado um sumário das ações desenvolvidas até aqui pelos ministérios da Agricultura e da Saúde, em cooperação com as pastas da Defesa e da Segurança Institucional, para colocar o Brasil em condições de fazer frente à ameaça da gripe aviária. Em seguida, os participantes, entre eles o presidente Lula e dona Marisa Letícia, foram convidados a degustar pratos variados feitos à base de carne de frango, para significar que o Brasil continua imune a eventos de caráter sanitário como Doença de Newcastle e Influenza Aviária.