Redação AI (07/04/06)- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje, às 12h, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, do lançamento do Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária e de Prevenção e Controle à Doença de Newcastle. Ás 11h, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará uma apresentação do plano a representantes do setor produtivo. Em seguida, concederá entrevista coletiva à imprensa na sala Álvaro Barcelos, na Embrapa.
O ministro da Saúde, José Agenor da Silva, também fará uma exposição das ações de prevenção adotadas pela pasta. Em seguida, o presidente e demais autoridades participam de uma degustação de pratos preparados com carne de frango, como pesticos variados e risoto. O almoço servirá para demonstrar à população e ao mercado externo, mais uma vez, que o consumo de carne de frango cozida não representa risco à saúde humana em relação à influenza aviária (gripe do frango).
A ministra-chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, e os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, da Defesa, Waldir Pires, da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento, das Relações Internacionais, Celso Amorim, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Tarso Genro, foram convidados para a solenidade.
Também devem participar do evento o secretário-executivo do Mapa, Luís Carlos Guedes Pinto, o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. O ministro Roberto Rodrigues convidou ainda os representantes de entidades do setor privado, como a União Brasileira de Avicultura (UBA) e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), para comparecer à solenidade.
Resultado de mais de um ano de trabalho, o Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária foi elaborado pelo Ministério da Agricultura em parceria com a cadeia produtiva da avicultura. De acordo com o coordenador de Sanidade Avícola do Mapa, Marcelo Motta, o documento recebeu inúmeras contribuições do setor privado e contém as principais reivindicações apresentadas por criadores, frigoríficos e exportadores de frango.