Redação (30/10/06) – A campanha começa no dia 1 de novembro, mas o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) já autorizou a venda da vacina para que comece a vacinação. Nesta etapa mais de 4 milhões de animais devem ser imunizados nos municípios da região Norte.
Alta Floresta e Juara concentram os maiores rebanhos. No primeiro, um total de 670 mil cabeças devem ser imunizadas durante a campanha. Em Juara são 742 mil animais. A regional de Lucas do Rio Verde integra 14 municípios que, juntos, possuem o maior rebanho com 1,6 milhões de bovinos.
Na regional de Matupá, que também abrange Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Novo Mundo, a meta é imunizar 1,3 milhões de cabeças. No ano passado os municípios atingiram 99,6% da meta e esse número deve ser ultrapassado.
Em Sinop um rebanho de 58.344 animais também deve ser vacinado. Junto com outras sete cidades da região, possui 627 mil cabeças que vão ser imunizadas contra a doença. Em alguns municípios, vacinadores do Indea vão auxiliar na vacinação dos animais em assentamentos e pequenas propriedades, visando atingir todos os rebanhos.
Os pecuaristas também devem ficar atentos com a exigência da comunicação da vacinação de seus rebanhos no Indea, que deve ser feita até dez dias após o encerramento da campanha, no dia 30 de novembro. Todas as propriedades serão vistoriadas e as que não vacinarem serão penalizadas com multas e suspensão do transporte dos animais.
Esta é a terceira etapa da campanha contra aftosa realizada este ano. Em fevereiro a vacina foi somente para bezerros com até um ano, e, em maio, para animais com até dois anos. Mesmo sem registros de casos da doença há anos, a vacinação é exigida para prevenção.