Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa divulga nota oficial sobre laudo do MS

<p>Ministério da Agricultura confirma Newcastle não patogênico em amostras de aves do Mato Grosso do Sul.</p><p></p><p></p>

Redação AI 08/06/2005 – A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou hoje (08/06) que o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Campinas (SP), identificou vírus de Newcastle não patogênico, em amostras de aves coletadas numa propriedade no município de Jaraguari (MS). O resultado da análise realizada pelo laboratório indica que o teste de Índice de Patogenicidade Intracerebral (IPIC) foi de 0,41.

 

Esse resultado significa, segundo  a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), que o vírus não se caracteriza como um “vírus patogênico de Newcastle”. Ou seja, ele por conta própria não poderia produzir a mortalidade observada se não houvesse a concorrência de outros fatores. Outros possíveis agentes de doenças são alvo de investigação pelo Lanagro de Campinas neste momento.

 

A SDA explicou ainda que a Comunicação de Emergência Sanitária à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) só se faz necessária quando o IPIC é superior a 0,7, o que não é o caso.

 

Como já havia sido antecipado pelo laboratório, as amostras encaminhadas e analisadas apresentaram resultado negativo ao teste de Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA) para influenza aviária.

 

De acordo com a SDA, as ações de vigilância, iniciadas na região atingida pela doença, seguem sendo desenvolvidas, contemplando a restrição de trânsito de animais, veículos e pessoas, desinfecção de veículos e investigação em propriedades vizinhas. Até o momento, a vigilância que está sendo realizada na região não detectou novas propriedades afetadas.