Celebrada anualmente de 18 a 24 de novembro, a Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de antimicrobianos (WAAW, na sigla em inglês) tem como tema para 2023 “Prevenindo Juntos a Resistência aos Antimicrobianos”.
A campanha integra as ações coordenadas pela Aliança Quadripartite, composta pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O objetivo é aumentar a conscientização sobre a resistência aos antimicrobianos (AMR, na sigla em inglês), um dos maiores desafios para a saúde pública global, com impacto significativo na saúde humana e animal.
No âmbito da agropecuária, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) organizou um seminário virtual para este ano, visando conscientizar sobre o uso adequado e inadequado de antimicrobianos na área animal. A iniciativa busca incentivar as melhores práticas entre médicos veterinários, técnicos, produtores e a sociedade em geral.
- Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
O evento está agendado para 21/11 (terça-feira) e será transmitido pelo canal da Enagro no Youtube, a partir das 09h. Durante o seminário, serão abordados temas como o uso responsável de antimicrobianos em avicultura, suinocultura, bovinocultura, aquicultura, cães e gatos, assim como diretrizes e recomendações internacionais para controle e prevenção da AMR.
Os antimicrobianos são essenciais no tratamento de infecções bacterianas, contribuindo para a preservação da saúde humana, animal e o bem-estar dos animais. No entanto, o uso inadequado ou excessivo desses medicamentos aumenta o risco de resistência aos antimicrobianos (AMR), uma preocupação global que resulta em infecções incuráveis. Na área animal, a prescrição veterinária é obrigatória para a comercialização de produtos antimicrobianos, conforme regulamentação do Ministério da Agricultura, e as atividades de estímulo ao uso racional estão contempladas no Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO), atualizado em 2023.