Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SAÚDE ANIMAL

MAPA realiza webinar na Semana Mundial de Conscientização sobre Antimicrobianos

Campanha integra as ações coordenadas pela Aliança Quadripartite, composta pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

MAPA realiza webinar na Semana Mundial de Conscientização sobre Antimicrobianos

Celebrada anualmente de 18 a 24 de novembro, a Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de antimicrobianos (WAAW, na sigla em inglês) tem como tema para 2023 “Prevenindo Juntos a Resistência aos Antimicrobianos”.

A campanha integra as ações coordenadas pela Aliança Quadripartite, composta pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O objetivo é aumentar a conscientização sobre a resistência aos antimicrobianos (AMR, na sigla em inglês), um dos maiores desafios para a saúde pública global, com impacto significativo na saúde humana e animal.

No âmbito da agropecuária, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) organizou um seminário virtual para este ano, visando conscientizar sobre o uso adequado e inadequado de antimicrobianos na área animal. A iniciativa busca incentivar as melhores práticas entre médicos veterinários, técnicos, produtores e a sociedade em geral.

O evento está agendado para 21/11 (terça-feira) e será transmitido pelo canal da Enagro no Youtube, a partir das 09h. Durante o seminário, serão abordados temas como o uso responsável de antimicrobianos em avicultura, suinocultura, bovinocultura, aquicultura, cães e gatos, assim como diretrizes e recomendações internacionais para controle e prevenção da AMR.

Os antimicrobianos são essenciais no tratamento de infecções bacterianas, contribuindo para a preservação da saúde humana, animal e o bem-estar dos animais. No entanto, o uso inadequado ou excessivo desses medicamentos aumenta o risco de resistência aos antimicrobianos (AMR), uma preocupação global que resulta em infecções incuráveis. Na área animal, a prescrição veterinária é obrigatória para a comercialização de produtos antimicrobianos, conforme regulamentação do Ministério da Agricultura, e as atividades de estímulo ao uso racional estão contempladas no Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO), atualizado em 2023.