Papaléo Paes (C) preside audiência com representantes dos ministérios da Agricultura e da Saúde, da Anvisa e o presidente da Abef |
Redação AI (29/03/06) – O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Ricardo Gonçalves,afirmou que o setor terá que reduzir a produção em cerca de 25% para enfrentar a queda de consumo interno e das exportações de frango provocada pelas notícias sobre a gripe aviária. A notícia segundo ele sem fundamento científico de que a doença chegaria em setembro ao Brasil já provoca desemprego na indústria do frango.
As exportações brasileiras já caíram 20%. Cerca de 3 milhões de pessoas estão envolvidas na produção, no processamento e na comercialização de frango no Brasil. Ricardo Gonçalves divulgou essas informações ontem, em audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
O presidente da Subcomissão de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde da CAS, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), sugeriu que o governo federal ponha em execução um programa de comunicação pública para informar com precisão a sociedade brasileira sobre o assunto. Combater as informações falsas sobre a gripe do frango é fundamental para proteger a economia brasileira, destacou o senador Leonel Pavan (PSDB-SC). Dessa forma, observou, evitar-se-á o pânico, caso venha a se detectar a presença do vírus no Brasil, o que não ocorreu até agora.
O Ministério da Saúde já comunicou que, além de não haver ainda nenhum caso de aves ou pessoa contaminada no país, o consumo do frango preparado no fogo não oferece risco de contaminação. Os representantes do Ministério da Saúde, Expedito Luna, e do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza, falaram sobre as ações do governo para enfrentar a doença.
Paulo Ricardo dos Santos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informou que, para impedir a entrada do vírus por alimentos que venham a ser transportados por passageiros em viagens internacionais, serão instalados, junto aos detectores de metais nos aeroportos, aparelhos detectores de material orgânico.