Redação AI (31/05/06)- De acordo com o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, o estado de Minas Gerais já tomou as providências fundamentais para se ajustar ao Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, entre elas o cadastramento de todas as granjas comerciais. “Essas granjas recebem a visita periódica dos técnicos do IMA desde 1993, com o objetivo de verificar as condições sanitárias de cada uma delas”, informou.
Conforme o plano, as aves do Estado, em geral, deverão ser cadastradas. Altino Neto acrescentou que, para dar seqüência a esse trabalho e cumprir as demais obrigações impostas pelo plano, a instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está em contato permanente com o Ministério da Agricultura.
De acordo com o presidente da Avimig, Tarcísio Franco do Amaral, os empresários do agronegócio avícola mineiro estão atentos às orientações do IMA e fazendo a sua parte para se ajustar às condições necessárias ao aprimoramento daqualidade dos produtos com o objetivo de aumentar a participação do Estado nas exportações de frango.
A orientação aos empresários da avicultura é feita pelo Conselho Técnico-Científico da entidade, composto por especialistas vinculados a universidades, órgãos do governo estadual e federal, e institutos de pesquisas. Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindirações.